Vale a pena saber!, por Mere e Paty

    Você conhece a história de Romeu e Julieta, do escritor inglês William Shakespeare? 

A sua obra percorreu o mundo e tocou o coração de todos ao falar sobre um amor impossível, impossível em todos os sentidos, pois famílias inimigas não aceitavam a união de dois jovens e dois jovens não podiam viver sem o outro. Um plano malfadado que culminou em uma tragédia. 

Esta obra ganhou novas versões no cinema, no teatro e recentemente foi associada a uma matéria interessante que gostaríamos de compartilhar com vocês. Esperamos que vocês gostem. Deixem aqui o seu comentário sobre a impressão que tiveram com esta leitura.


'ROMEU E JULIETA' DE 3 MIL ANOS: RELEMBRE A CURIOSA DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA

Encontrados no sítio arqueológico de Betsaida, em Israel, os jovens estavam deitados abraçados como os personagens de Shakespeare

GIOVANNA GOMES, SOB SUPERVISÃO DE THIAGO LINCOLINS PUBLICADO EM 01/06/2021, ÀS 10H16


O casal foi encontrado - Divulgação/Hanan Shafir


Conhecida no mundo todo, a peça Romeu e Julieta, do inglês William Shakespeare, é uma das mais importantes obras já realizadas e também uma das que receberam mais adaptações ao longo da história.

Escrito no século 16, o clássico retrata o amor proibido de um casal cujas famílias possuem um histórico de rivalidades. E, claro, como você deve se lembrar, não há, nesta cativante obra, um final feliz. Ao menos a morte precoce e melancólica do casal apaixonado é capaz de unir seus familiares após tantos anos de desavenças. 

Muitos anos depois da estreia da peça, pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, encontraram os restos mortais de uma dupla enterrada há cerca de 3 mil anos. Como estavam abraçados de maneira semelhante aos personagens de Shakespeare, logo, os profissionais os chamaram de "Romeu e Julieta".

Quadro "Romeu e Julieta" (1884), do pintor Frank Dicksee


Juntos há 3 milênios

A descoberta se deu no sítio arqueológico de Betsaida, em Israel, no ano de 2010, mas foi revelada a público somente dez anos depois.

A equipe de arqueólogos que trabalha nas escavações do local acredita que os dois morreram ao mesmo tempo. No entanto, não é possível afirmar com exatidão a causa da morte. Muito provavelmente, os jovens, que foram enterrados no século 12 a.C, viviam no reino bíblico de Geshur.

Conforme disseram os pesquisadores, os indivíduos eram dois adolescentes, sendo que o rapaz e a moça tinham, 17 e 14 anos, respectivamente, na data de sua morte. 

Sítio arqueológico de Betsaida / Crédito: Creative Commons/Chmee2


Incertezas

“Esse tipo de sepultamento é extremamente raro em descobertas arqueológicas”, declarou, em comunicadoRami Arav, diretor de escavações e professor de religião e filosofia da universidade. “Ainda temos muito que aprender sobre esses dois,” prosseguiu.

Além disso, o pesquisador ressalta que não é possível afirmar que os jovens eram um casal romântico. Conforme Arav declarou ao Live Sciente, "a 'posição de conchinha' foi feita pelas pessoas que os enterraram." Assim, "talvez elas soubessem da história dos dois".

William Shakespeare / Crédito: Domínio Público/National Portrait Gallery

Pesquisas

Para descobrir a real história dos jovens, os cientistas declararam, então, que seria preciso primeiro a investigar a causa da morte do casal, além de realizar análises do DNA dos dois.

A expectativa é que, com o financiamento do estudo, Israel Hershkovitz, da Universidade de Tel Aviv, conduza os novos procedimentos das pesquisas.

Segundo declarou Arav, “embora seja intrigante", os cientistas não têm ideia "de quem era esse casal ou por que eles foram enterrados juntos”. As respostas devem começar a surgir em breve, com o avanço dos estudos.

Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/romeu-e-julieta-de-3-mil-anos-relembre-a-curiosa-descoberta-arqueologica.phtml


Vale a pena ler também!

5 CURIOSIDADES SOBRE “ROMEU E JULIETA”, DE WILLIAM SHAKESPEARE

Por: Sónia Rodrigues Pinto 2021-02-03 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa


Romeo and Juliet (1996), com realização de Baz Luhrmann.

Poucas são as pessoas que desconhecem a trágica história de amor eternizada por William ShakespeareRomeu e Julieta inspirou centenas de peças de teatro, filmes e até séries de televisão, imortalizando o trabalho do dramaturgo inglês até aos dias de hoje. 

Mas sabia que não foi Shakespeare o primeiro a escrever sobre os Montéquios e os Capuletos? Ou que a clássica cena à janela entre os dois amantes nunca aconteceu, de facto, numa varanda? Conheça estas e outras curiosidades sobre Romeu e Julieta.


1. Os Montéquios e os Capuletos (d)escritos por Dante

É em A Divina Comédia, poema épico de Dante, do século XIV, que aparece a primeira referência às famílias de Romeu e de Julieta: “Come and see, you who are negligent, / Montagues and Capulets, Monaldi and Filippeschi / One lot already grieving, the other in fear.” (in Purgatório, Canto VI). As famílias parecem ter existido, de facto, na Itália medieval, ainda que com apelidos ligeiramente diferentes.


2. A inspiração no poema de Arthur Brooke

William Shakespeare baseou-se no poema de 1562, do poeta inglês Arthur BrookeThe Tragicall Historye of Romeus and Juliet, para criar os eternos namorados de Verona. Mais tarde, Shakespeare dramatizou a obra e aprofundou a narrativa, acrescentando outras personagens, como Mercúrio.

 

3. As cartas escritas a Julieta em Verona

Em Verona, há uma casa que chegou a pertencer à família Cappello – semelhante ao nome Italiano Capelletti – que é hoje utilizada como atração turística e transformada na alegada casa de Julieta. Os turistas que a visitam enchem as paredes da casa com declarações de amor, cadeados e mensagens românticas, e a organização chega a responder a mais de quatro mil cartas por ano, enviadas de todos os cantos do mundo, com apelos para que Julieta os ajude com os seus problemas amorosos. 


Corbis via Getty Images / Getty Images

 

4. Acto II, Cena 2 – A Cena da Varanda

Um dos momentos mais icónicos, nas adaptações da peça de Shakespeare, é a cena onde Julieta aparece a Romeu numa varanda. Apesar de ser um momento importante para o casal, a verdade é que a palavra varanda nunca é mencionada na peça publicada em 1597. De acordo com o dicionário Merriam-Webster, só em 1618 se usou, pela primeira vez, este termo. No texto, é apenas mencionado que Julieta aparece numa janela, no jardim dos Capuletos.  


5. O título original não era Romeu e Julieta

Quando foi publicada, a obra tinha um título mais longo e descritivoThe Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet.


Leonardo DiCaprio e Claire Danes em Romeu e Julieta (1996). 

 

DAS PÁGINAS PARA O ECRà

Em 1996, o realizador Baz Luhrmann decide adaptar a obra de William Shakespeare aos tempos modernos, com Leonardo DiCaprio e Claire Danes nos papéis de Romeu e Julieta, transformando as duas famílias italianas em gangues rivais, cujo negócio decorre em Verona Beach. Romeo e Juliet conhecem-se numa festa e apaixonam-se de imediato. O enredo mantém-se fiel à história original, repleto de detalhes shakespearianos que prometem uma viagem à Verona visionada pelo poeta inglês, com o toque moderno e lascivo do cinema da década de 1990.


Disponível em: https://www.bertrand.pt/blogue-somos-livros/livrolicos/artigo/5-curiosidades-sobre-romeu-e-julieta-de-william-shakespeare/175705















Comentários